SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número10Da filantropia à habituação ao trabalho: a proposta pedagógica da Escola Caio MartinsA busca da integração entre didática e prática do ensino na formação do educador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SANTOS, Oder José dos. Organização do processo de trabalho docente: uma análise crítica. Educ. Rev. [online]. 1989, n.10, pp.26-30. ISSN 0102-4698.

Neste estudo, pretende-se abordar a questão da organização do processo de trabalho docente de forma concreta, isto, no interior do modo de produção capitalista. Assim, a escola será vista como uma das instituições encarregadas da produção de trabalhadores que devem apresentar um determinado tipo de produção e treinamento. Para tanto, a escola terá de se organizar de uma certa forma, e esse tipo de organização determina o uso da força de trabalho do docente. Pretende-se, ainda, ver a organização do processo de trabalho, os diferentes procedimentos didáticos, em suma, a tecnologia em sentido lato, como materialização de relações sociais. A partir daí, procura-se levantar algumas conseqüências práticas e teóricas desse tipo de abordagem. Pretendemos abordar, neste estudo, a questão da organização do processo de trabalho docente no seu devido lugar social e histórico, isto é, na forma determinada pelo modo de produção capitalista. Ou seja, não trataremos de uma forma de organização em “si” ou em sentido “abstrato”, mas de uma forma concreta, tendo em vista que:  “...para modificar a natureza humana geral de tal modo que ela alcance habilidade e destreza em determinado ramo de trabalho, tornando-se força de trabalho desenvolvida e específica, é preciso determinada formação ou educação, que por sua vez, custa uma soma maior ou menor de equivalentes mercantis.

Palavras-chave : Teoria Econômica; Educação e Trabalho; Organização do Trabalho Docente.

        · texto em Português     · Português ( pdf )