SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número10Organização do processo de trabalho docente: uma análise críticaPsicologia da educação: considerações sobre seu papel e alternativas para sua abordagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. A busca da integração entre didática e prática do ensino na formação do educador. Educ. Rev. [online]. 1989, n.10, pp.31-36. ISSN 0102-4698.

A perspectiva que adoto, neste trabalho, implica a defesa de, pelo menos, cinco pontos que constituem os seus pilares. Em primeiro lugar, julgo quem um dos germes para saltos qualitativos na compreensão de um dado fenômeno está no rompimento com pressupostos que tendem a ter um caráter de crença inquestionável e imperativa a seu respeito. Inicialmente, pretendo, então, negar alguns possíveis pressupostos do tema sugerido. Além disso, defendo a idéia de que a reflexão sobre um dado tema não pode prescindir da obra coletiva de construção do saber a seu respeito. Assim, pretendo resgatar, ainda que brevemente, discussões sobre assuntos implícitos no tema em questão e que foram objetos de debate em encontros anteriores de Didática e de Prática de Ensino. Um outro aspecto que fundamenta a abordagem pela qual optei para o tratamento do tema é o que o estudo das relações entre Didática e Prática de Ensino, no momento atual, está a exigir um posicionamento claro, que ultrapasse um certo grau de esterilidade, comum às elocubrações acadêmicas, e forneça alguma resposta - um ponto de partida - para o trabalho do professor das áreas em pauta. Nessa direção, procuro tecer algumas considerações a respeito de uma proposta de trabalho com essas áreas. Aos pontos anteriores, acrescenta-se o fato de que, como jê expressei em situação semelhante, na última Conferência Brasileira de Educação - CBE - (OLIVEIRA, 1988b) considero difícil contribuir significativamente para o entendimento de um dado objeto de estudo através de um discurso sobre ele. Mesmo quando a exposição é uma explicitação do fenômeno estudado em seu “desdobramento, manifestação e complicação das antíteses” (KOSOK, 1986, p.32), ela não é condição suficiente para se captar um fenômeno substancialmente. Nesses termos, as considerações aqui apresentadas têm um caráter de hipótese de trabalho, cuja validade deverá passar pelo crivo da concretitude teórico-prática do trabalho dos professores de Didática e das Práticas de Ensino.Finalmente, a necessidade de estabelecer os limites do contexto de discussão do tema sugerido leva-me a restringi-la ao âmbito do currículo da formação do educador.

Palavras-chave : Ensino-Aprendizagem; Didática; Prática de Ensino; Formação de Professores.

        · texto em Português     · Português ( pdf )