SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número10A busca da integração entre didática e prática do ensino na formação do educadorA biblioteca como metáfora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

GOULART, Iris Barbosa. Psicologia da educação: considerações sobre seu papel e alternativas para sua abordagem. Educ. Rev. [online]. 1989, n.10, pp.37-41. ISSN 0102-4698.

A Psicologia emergiu como ciência no final do século passado, precisamente num momento de afirmação do capitalismo, quando o liberalismo burguês representava uma influente linha de pensamento. Para se afirmar como ciência, a Psicologia adotou o método experimental e tomou como seu objeto de estudo o mesmo das Ciências Biológicas, ou seja, substituiu a consciência pelas sensações, que eram palpáveis, passíveis de mensuração pelos seus efeitos. Devido à sua origem biológica e à influência do liberalismo, a nova ciência estabeleceu como foco de análise, o individual. Essa ótica, que despreza os aspectos sociais, tende a analisar a realidade a partir de um aspecto apenas; assim, perde-se a concreticidade do real, já que se passa a tomar o todo por apenas uma de suas partes.

Palavras-chave : Psicologia da Educação; Histórico - Psicologia Social; Psicologia Cognitiva.

        · texto em Português     · Português ( pdf )