SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11Uma nova pedagogia para o professor primário mineiro: a escola de aperfeiçoamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

FAVERO, Maria de Lourdes de A.. Faculdade nacional de filosofia: origens, caminhos e descaminhos. Educ. Rev. [online]. 1990, n.11, pp.03-11. ISSN 0102-4698.

O artigo objetivo analisar a Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil (Atual UFRJ), buscando situar suas origens, sua inserção no projeto universitário gestado no pós-30, sua criação (1939) e desenvolvimento, até sua extinção entre 1967-1968;. Com essa preocupação, verifica-se como se processam a concentração de poder no interior dessa Instituição e os embates políticos por ele vividos nos seus quase trinta anos de ter sido um foco de elaboração de ciência em algumas áreas do conhecimento e um espaço para o desenvolvimento de talentos e de vocações acadêmicas.

Palavras-chave : Cátedras; Centralização e Autoritarismo; Contratos de Poder; Faculdade Nacional de Filosofia; Projeto Universitário; Universidade do Distrito Federal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )