SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11Faculdade nacional de filosofia: origens, caminhos e descaminhosCrianças escravas no Brasil Colonial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

PRATES, Maria Helena Oliveira. Uma nova pedagogia para o professor primário mineiro: a escola de aperfeiçoamento. Educ. Rev. [online]. 1990, n.11, pp.12-29. ISSN 0102-4698.

Este estudo refere-se a uma Escola Normal pós nível médio, a Escola de Aperfeiçoamento, criado em 1929 pelo governo Antônio Carlos/Francisco Campos, com o objetivo de preparar e reciclar uma elite do professorado primário mineiro. A Escola traduziu uma nova visão de educação assumida por aquele governo e propôs uma metodologia e pontos de vista sobre a criança baseados no chamado Movimento de Escola Nova. Busca-se, aqui, retratar como foi organizada aquela instituição, quem foram seus professores e alunos, que conteúdos e pensamentos pedagógicos procurou transmitir, que critérios de disciplina pretendeu instituir para si e para as escolas primárias, que práticas escolares almejou imprimir ao ensino elementar oferecido nos grupos escolares públicos do Estado de Minas Gerais.

Palavras-chave : Escola de Aperfeiçoamento; Escola Normal; Escola Nova; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )