SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11Uma nova pedagogia para o professor primário mineiro: a escola de aperfeiçoamentoA segmentação na escrita espontânea da criança na primeira série do primeiro grau índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

VALENTIM, Silvani dos Santos. Crianças escravas no Brasil Colonial. Educ. Rev. [online]. 1990, n.11, pp.30-38. ISSN 0102-4698.

Na historiografia do período colonial brasileiro, muito pouco se encontra a respeito da criança negra. Relatos de viajantes que estiveram no Brasil, sobretudo na primeira metade do século XIX, tornaram possível a compilação de dados em artigo: MOTT (1972) e MATTOSO (1988), por exemplo. Mas, julgando os dados obtidos insuficientes, remetemo-nos à tarefa de buscar, em outros meios da literatura acerca do período colonial, a situação da criança escrava. Reunimos fragmentos e costuramos visões que em seu conjunto tentarão dizer da situação da criança negra e escrava. Se lhe era proibido o acesso às igrejas? Se tão pouco valia, de que se ocupava? Como se educava? A leitura que fizemos do Brasil colonial desdobrou-se em várias interpretações e nos ocupamos, destacadamente, da obra de Gilberto Freire - Casa Grande e Senzala. Avaliamos a forma como Freire apresentou a criança e a mulher negra, sustentada pela visão da miscigenação entre negros e brancos como elemento possibilitador da harmonia e da união entre as raças, que anunciava e preconizava uma falsa democracia racial.

Palavras-chave : Criança Negra - Período Colonial; Escravidão - Brasil; Negro-Escravidão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )