SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11Crianças escravas no Brasil ColonialRumo a uma nova gestão educativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SILVA, Ademar da. A segmentação na escrita espontânea da criança na primeira série do primeiro grau. Educ. Rev. [online]. 1990, n.11, pp.39-44. ISSN 0102-4698.

Neste artigo mostramos que a criança, ao escrever espontaneamente, segmenta de acordo com as hipóteses que formula sobre a pronúncia desta ou daquela parte do enunciado. Nesse processo, ela não só propões soluções de segmentação já observadas na escrita ou na cartilha. E isso ela não o faz sempre da mesma maneira: segmenta, às vezes, as mesmas unidas maneira: segmenta, às vezes, as mesmas unidades gráficas de modo diferente e conflitante, o que vem comprovar que ela está elaborando e reelaborando continuamente suas representações lingüísticas, fato este que deve, sem dúvida, ser considerado pelo professor em seu trabalho de alfabetização.

Palavras-chave : Alfabetização; Escrita; Percepção; Grupo de Força; Grupo Tonal; Hipersegmentação; Hipo-segmentação; Percepção da Pronúncia; Procedimentos Epilingüísticos; Texto Espontâneo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )