SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12Era uma vez uma escola..Construtivismo e alfabetização: um balanço crítico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

LIMA, Elvira Souza. Do indivíduo e do aprender: algumas considerações a partir da perspectiva socio-interacionista. Educ. Rev. [online]. 1990, n.12, pp.14-20. ISSN 0102-4698.

Neste artigo são discutidas algumas questões referentes ao ato de conhecer, entendido como um processo complexo. Teóricos e educadores freqüentemente reduzem esse processo a um de seus aspectos, constituindo, desta forma, uma visão parcial dessa complexa atividade humana. Algumas idéias de Rubinstein, Vigotsky e Wallon são apresentadas, no sentido de questionar essa visão simplificada de aprendizagem, uma vez que esses autores levantam aspectos do ato de conhecer que revelam sua complexidade enquanto função do desenvolvimento social, cultural e histórico do homem. Nessa perspectiva, a construção do conhecimento formal requer a realização de atividades específicas que devem constituir o objeto da ação pedagógica na escola.

Palavras-chave : Processo de Aprendizagem; Construtivismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )