SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue12Do indivíduo e do aprender: algumas considerações a partir da perspectiva socio-interacionistaDa análise de “erros” aos mecanismos envolvidos na aprendizagem da escrita author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação em Revista

Print version ISSN 0102-4698

Abstract

NUNES, Terezinha. Construtivismo e alfabetização: um balanço crítico. Educ. Rev. [online]. 1990, n.12, pp.21-32. ISSN 0102-4698.

As contribuições e lacunas do construtivismo para a alfabetização são discutidas brevemente. Dentre as contribuições, salientam-se: (a) a filosofia de respeito ao processo de desenvolvimento do aluno; (b) os estudos da psicogênese do conceito de língua escrita; (c) as propostas  para a formação do alfabetizador; (d) a posição sobre quando se devem alfabetizar as funções da avaliação. Dentre as lacunas, são discutidas: (a) a não-consideração das diferenças entre leitura e escrita: (b) a falta de explicações, para diferenças individuais; e (c) a não-consideração das conseqüências da alfabetização para a aprendizagem e o raciocínio via língua escrita e para a ampliação das possibilidades de ação do sujeito.

Keywords : Alfabetização; Construtivismo; Contribuições; Lacunas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )