SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12Do indivíduo e do aprender: algumas considerações a partir da perspectiva socio-interacionistaDa análise de “erros” aos mecanismos envolvidos na aprendizagem da escrita índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

NUNES, Terezinha. Construtivismo e alfabetização: um balanço crítico. Educ. Rev. [online]. 1990, n.12, pp.21-32. ISSN 0102-4698.

As contribuições e lacunas do construtivismo para a alfabetização são discutidas brevemente. Dentre as contribuições, salientam-se: (a) a filosofia de respeito ao processo de desenvolvimento do aluno; (b) os estudos da psicogênese do conceito de língua escrita; (c) as propostas  para a formação do alfabetizador; (d) a posição sobre quando se devem alfabetizar as funções da avaliação. Dentre as lacunas, são discutidas: (a) a não-consideração das diferenças entre leitura e escrita: (b) a falta de explicações, para diferenças individuais; e (c) a não-consideração das conseqüências da alfabetização para a aprendizagem e o raciocínio via língua escrita e para a ampliação das possibilidades de ação do sujeito.

Palabras clave : Alfabetização; Construtivismo; Contribuições; Lacunas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )