SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12Construtivismo e alfabetização: um balanço críticoAlfabetização: em busca de um busca de um método? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

OLIVEIRA, Marco Antônio de  y  NASCIMENTO, Milton do. Da análise de “erros” aos mecanismos envolvidos na aprendizagem da escrita. Educ. Rev. [online]. 1990, n.12, pp.33-43. ISSN 0102-4698.

Neste artigo, apresentamos uma taxonomia dos “erros” mais comumente encontráveis em textos por alunos em processo de alfabetização. Ao fazê-lo, pretendemos mostrar como a análise de erros pode ser utilizada na caracterização do papel da competência lingüística dos alfabetizandos no processo de aquisição da escrita.

Palabras clave : Competências Lingüísticas; Psicologia Genética; Gênese da Escrita; Tipo de Escrita; Aprendizagem; Alfabetização; Fala/Escrita; Sistema Fonológica/Sistema Ortográfico; Fonema/Grafema; “Erro”; Fonte de “Erro”; Tipo de “Erro”; Taxonomia; Relações Opacas/Transparentes.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )