SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12Construtivismo e alfabetização: um balanço críticoAlfabetização: em busca de um busca de um método? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

OLIVEIRA, Marco Antônio de  e  NASCIMENTO, Milton do. Da análise de “erros” aos mecanismos envolvidos na aprendizagem da escrita. Educ. Rev. [online]. 1990, n.12, pp.33-43. ISSN 0102-4698.

Neste artigo, apresentamos uma taxonomia dos “erros” mais comumente encontráveis em textos por alunos em processo de alfabetização. Ao fazê-lo, pretendemos mostrar como a análise de erros pode ser utilizada na caracterização do papel da competência lingüística dos alfabetizandos no processo de aquisição da escrita.

Palavras-chave : Competências Lingüísticas; Psicologia Genética; Gênese da Escrita; Tipo de Escrita; Aprendizagem; Alfabetização; Fala/Escrita; Sistema Fonológica/Sistema Ortográfico; Fonema/Grafema; “Erro”; Fonte de “Erro”; Tipo de “Erro”; Taxonomia; Relações Opacas/Transparentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )