SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13Políticas de habilitação de professores leigos: a dissimulação da inocuidadeTrabalho e educação: a experiência do Instituto João Pinheiro - 1909/1934 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

LOPES, José de Sousa Miguel. A formação de professores de ensino primário na república popular de Moçambique. Educ. Rev. [online]. 1991, n.13, pp.29-36. ISSN 0102-4698.

Neste estudo procura-se delinear uma trajetória do que foi a formação de professar do ensino primário (1ª à 4ª séries) em Moçambique. Começamos por efetivar uma breve abordagem ao sistema educativo como um todo. Para isso, partimos de alguns antecedentes (período colonial e zonas libertadas durante a luta armada da liberação nacional 1965/1975). Depois, procuramos caracterizar o que foi a Educação no primeiro qüinqüênio pós-indenpendência (1976/1980) e, finalmente, o que ocorreu no segundo qüinqüênio, período correspondente aos primeiros cinco anos de implementação do Sistema Nacional de Educação (1981/1985). Em seguida, ainda utilizando o mesmo referencial cronológica encetamos o estudo da problemática da formação de professores do ensino primário.

Palavras-chave : Educação em Moçambique; Período Colonial Formação de Professores em Moçambique; Sistema Educacional em Moçambique.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )