SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número14Mulheres mineiras da República Velha Profissão: professora primáriaElementos teórico-metodológicos na construção e na reconstrução da didática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

LOPES, Eliane Marta Teixeira. Educadores de mulheres: as filhas da caridade de São Vicente de Paulo: servas de pobres e doentes, espirituais, professoras. Educ. Rev. [online]. 1991, n.14, pp.26-39. ISSN 0102-4698.

Pensar nas instâncias educativas da formação da professora significa nelas inclui a instância discursiva. Nosso texto pretende mostrar o forte caráter religioso facilmente detectável no discurso pedagógico, ainda hoje, suas origens e seu “deslizamento” histórico. Esse discurso pedagógico contemporâneo, que traz uma marca aparentemente leiga e pública, tem, pois, um compromisso com o religioso (católico) e com o privado que se expressa na palavra (no significante), mas que tem desdobramentos numa prática que busca modelos aprisionadores, redentora, salvadora, e sobre tudo missionária.

Palavras-chave : Discurso Pedagógico; Caráter Religioso; Práticas Missionárias em Educação; Mulher.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )