SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15A formação dos educadores: entre os mitos e a história índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

PEIXOTO, Ana Maria Casasanta. Recessão e controle: a política educacional mineira na Era Vargas. Educ. Rev. [online]. 1992, n.15, pp.05-13. ISSN 0102-4698.

Este artigo aborda a política educacional do governo mineiro durante a Era Vargas. Seu objetivo foi a modernização do sistema escolar, com vistas a imprimir-lhe padrões de racionalidade e eficiência. O ponto desta política de modernização, inspirada na pedagogia escolanovista e no modelo da administração taylorista, foi o cuidado com a organização. A ênfase se justifica pela necessidade de garantir ao aluno um ambiente cientificamente organizado para a aprendizagem. Para isto, o estado amplia sua presença na escola através de mecanismos que acentuam o processo de divisão do trabalho na escola e os mecanismos de controle sobre o professor e o aluno. A excessiva ênfase na organização e no controle fez com que o estado colocasse em segundo plano a expansão da oferta e a garantia ao professor de condições mínimas para o desempenho do ato pedagógico, Esta política, de cunho recessivo, teve efeitos desastrosos sobre o sistema escolar mineiro.

Palavras-chave : Política Educacional; Governo Mineiro; Era Vargas; História da Educação; Minas Gerais; Divisão Social do Trabalho; Escola Nova; Pedagogia Escolanovista.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )