SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15Recessão e controle: a política educacional mineira na Era VargasEducação do aluno-trabalhador: uma abordagem alternativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

VEIGA, Cynthia Greive. A formação dos educadores: entre os mitos e a história. Educ. Rev. [online]. 1992, n.15, pp.14-20. ISSN 0102-4698.

As políticas de formação de educadores vêm apontando historicamente para a mistificação e idealização da prática desses profissionais, enquanto expressões de uma idealização maior da sociedade. Tais políticas, limitadas pelas concepções de doação, vocação e sacerdócio afastam-se do entendimento da atuação dos professores no sentido da prática de trabalho. Para resgatar o caráter profissional do trabalho na educação de desatar os nós mistificadores, faz-se necessário buscar perguntas a serem feitas à história da educação no intuito de recuperar a trajetória sociocultural na qual todo trabalhador se forma e se educa.

Palabras clave : História da Educação; Professores-Profissionalização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )