SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15Educação do aluno-trabalhador: uma abordagem alternativaO ensino da leitura e suas condições de possibilidade escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. O currículo escolar e a realidade do cotidiano. Educ. Rev. [online]. 1992, n.15, pp.30-33. ISSN 0102-4698.

Este texto discute duas dimensões de currículo presentes na realidade escolar: o currículo formal posto no rol das disciplinas de um curso, com os seus conteúdos específicos e o currículo implícito no cotidiano das relações entre os sujeitos, e os conhecimentos veiculados pela escola. Apresenta a organização do trabalho docente como definidora de práticas que privilegiam um determinado tipo de relação com os conteúdos escolares, fortalecendo a formação de certos traços de personalidade e de condutas. Aponta, em seguida, a necessidade de maior conhecimento dessas práticas no sentido de se buscar um currículo crítico.

Palavras-chave : Currículo Escolar; Organização do Trabalho Docente; Relação Professor-Aluno-Conteúdos Escolares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )