SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15O currículo escolar e a realidade do cotidianoEnsino de matemática nas escolas: uma discussão sobre conteúdos e métodos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

BATISTA, Antonio Augusto Gomes. O ensino da leitura e suas condições de possibilidade escolares. Educ. Rev. [online]. 1992, n.15, pp.34-39. ISSN 0102-4698.

Este artigo tem por objetivo o estudo do acontecimento do ensino da leitura, em suas relações com as condições de possibilidade em que esse ensino se dá. Para isso, analisa-se a prática de estudo de textos que se realiza no ensino de Português, no segundo segmento do 1º grau. Tal análise permite concluir, por um lado, que as condições de possibilidade no ensino da leitura, na escola permitem não a emergência do ensino da leitura, mas a emergência do ensino de uma modalidade de leitura e de outros objetos, e, por outro lado e conseqüentemente, que a transformação do ensino da leitura é função não apenas de uma transformação no modo de conceber a leitura, mas ainda de uma transformação de suas condições de possibilidade.

Palavras-chave : Leitura - Ensino; Texto - Ensino de Português; Estudo de Texto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )