SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15O ensino da leitura e suas condições de possibilidade escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

MOREIRA, Plínio Cavalcante. Ensino de matemática nas escolas: uma discussão sobre conteúdos e métodos. Educ. Rev. [online]. 1992, n.15, pp.40-43. ISSN 0102-4698.

Partindo do questionamento de teses correntes este texto procura mostrar, em oposições às críticas usuais, que os males do processo de ensino da Matemática não se distribuem  indiferentemente pelos diversos grupos sociais. A valorização em si das formas abstratas do conhecimento matemático está referenciada em formas de apropriação e uso da Matemática que interessam às classes dominantes. E os métodos se desenvolvem para cumprir o ensino destes valores. O processo de ensino promove assim simultaneamente a formação de quadros para a produção científica e tecnológica e a exclusão e desqualificação das camadas populares. Para estas a apropriação da Matemática passaria por uma radical negação do abstrato como valor em si, referenciando a necessária elaboração do processo de abstração por suas práticas de classe.

Palavras-chave : Ensino de Matemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )