SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número16A escola no projeto de construção do Brasil Moderno: a reforma Francisco Campos em Minas Gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

MORAES, Maria Célia Marcondes de. Educação, política e ideologia: análise de algumas propostas educacionais de Francisco Campos. Educ. Rev. [online]. 1992, n.16, pp.05-11. ISSN 0102-4698.

Através da análise do discurso de Francisco Campos, o presente estudo se propõe discutir dois aspectos referentes às suas propostas educacionais: a importância da produção e da modernização das elites e - de um ponto de vista epistemológico - a idéia de que a experiência seria o ponto de partida do conhecimento e do processo educativo. Nesse sentido, a análise acompanha as propostas de Francisco Campos durante sua atuação como Secretário nos Negócios do Interior do Estado de Minas Gerais (1926-1930) e como Ministros dos Negócios da Educação e da Saúde Pública do Governo Provisório (1930-1932). Finalmente, procura indicar como, nesse processo, seus princípios educacionais e pedagógicos estiveram sempre submissos a seu projeto político mais amplo.

Palavras-chave : História da Educação; Política e Ideologia; Políticas Educacionais; Minas Gerais; Francisco Campos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )