SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número16A escola no projeto de construção do Brasil Moderno: a reforma Francisco Campos em Minas GeraisA integração lingüística como objeto de ensino-aprendizagem da língua portuguesa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

ROCHA, Marlos B. Mendes. O público e o privado no ensino: para uma análise do período 1930-1945. Educ. Rev. [online]. 1992, n.16, pp.18-22. ISSN 0102-4698.

Trata-se de pensar as razões do quadro precário de investimento público em educação, partindo-se da idéia de que ele decorre de um padrão de política pública para o setor, que tem no baixo investimento estatal um de seus traços característicos. A análise restringe-se à investigação da relação público/privado no ensino médio do tipo secundário, num período considerado matricial: dos anos 30 a meados da década seguinte. Buscaram-se as razões históricas constituidoras do paradigma de política pública na educação secundária, o fôlego histórico desses referenciais naquele período e posteriormente, bem como os elementos de sua permanência em nossa atualidade educacional.

Palavras-chave : Investimentos Públicos em Educação; Ensino Secundário; Público/Privado; Políticas Públicas em Educação; Políticas Educacionais; Francisco Campos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )