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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

VAL, Maria da Graça Costa. A integração lingüística como objeto de ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Educ. Rev. [online]. 1992, n.16, pp.23-30. ISSN 0102-4698.

Este texto, síntese teórica de um curso ministrado para professores, procura caracterizar o objeto de ensino-aprendizagem do português como sendo a interação lingüística, nos processos de produção e recepção de textos orais e escritos. Para tanto, parte de uma concepção de linguagem como interlocuções e vê a leitura e a produção de textos como interlocução através da escrita, postulando que, nesse processo interacional, a dimensão pragmática condicional a dimensão gramatical da linguagem. Procura, então, apontar os vários níveis em que se processa o trabalho lingüístico do leitor/produtor de textos e discutir as implicações dessa concepção para o ensino da língua materna.

Palavras-chave : Ensino de Língua Materna; Leitura e Produção de Textos; Concepção de Linguagem.

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