SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número17Ensino religioso e escola pública: o curso histórico de uma polêmica entre igreja e Estado no BrasilColégios religiosos femininos e masculinos em Minas Gerais: um mapeamento ainda provisório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

FIGUEIREDO, Kátia Cristina  e  GOMES, Márcia de Cássia. Colégio Sagrado Coração de Jesus: a presença da formação religiosa na educação feminina. Educ. Rev. [online]. 1993, n.17, pp.38-46. ISSN 0102-4698.

“A educação da mulher em Belo Horizonte: a contribuição das missionárias servas do Espírito Santo do Colégio Sagrado Coração de Jesus”. Caracterizando-se como uma investigação histórica, a pesquisa pretende contribuir para a conservação da memória da educação em Belo Horizonte, penetrando-se no cotidiano de uma escola católica feminina, resgatando suas práticas pedagógicas e revelando o ideário feminino que inspirava a formação da mulher. Para alcançar tais objetivos, dois procedimentos metodológicos foram utilizados: entrevistas, coleta e análise de documentos e jornais de época, fotografias, revistas, cadernos de ex-alunas, atas das reuniões do colégio, etc. Esta pesquisa permite uma maior compreensão da Educação, do ponto de vista das relações de gênero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )