SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número17Colégio Sagrado Coração de Jesus: a presença da formação religiosa na educação femininaA luta dos católicos pela escola: Minas Gerais, anos 30 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

LOPES, Eliane Marta S. Teixeira  e  BICALHO, Marly Gonçalves. Colégios religiosos femininos e masculinos em Minas Gerais: um mapeamento ainda provisório. Educ. Rev. [online]. 1993, n.17, pp.47-55. ISSN 0102-4698.

A inexistência de uma listagem completa de colégios religiosos mineiros constitui um grande obstáculo no avanço das pesquisas sobre a educação de homens e mulheres em Minas. Este trabalho pretende ser um primeiro passo na identificação de educandários religiosos em Minas Gerais. A opção metodológica por um estudo quantitativo e indicativo para localizar e mapear os colégios religiosos em Minas permitiu a elaboração de um quadro com dados suficientes para oferecer um panorama da educação de homens e mulheres em nosso estado. Esse quadro servirá de suporte para aqueles que pretendem investigar sobre a educação de homens e mulheres em nosso estado. Esse quadro servirá de suporte para aqueles que pretendem investigar sobre a educação feminina e masculina em Minas Gerais, ou ainda, compreender a atuação educacional da Igreja Católica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )