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Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

HORTA, José Silvério Baia. O ensino religioso escolar na Itália fascista e no Brasil (1930-45). Educ. Rev. [online]. 1993, n.17, pp.64-78. ISSN 0102-4698.

Neste artigo pretendemos discutir duas afirmações que se fazem sempre presentes quando os historiadores da educação brasileira procuram explicar os motivos que levaram à reintrodução do ensino religioso escolar no Brasil no início da década de 30. Alguns historiadores vêem essa medida como uma simples estratégia política de Vargas no sentido de cooptar a Igreja Católica e obter o seu apoio: outros situam-na entre as conseqüências de uma possível influência do regime fascista italiano e da Reforma Getúlio sobre o sistema escolar brasileiro no primeiro Governo Vargas. Para discutir essas afirmações, analisaremos a posição do Estado e da Igreja com relação a presença do ensino religioso nas escolas públicas na Itália fascista e no Brasil. Procuraremos mostrar que a retomada do ensino religioso escolar no período autoritário que se seguiu à Revolução de 1930 tem, na perspectiva do Estado, uma dimensão ideológica precisa e inscreve-se, na perspectiva da Igreja, entre os mecanismos por ela utilizados para garantir sua influência sobre as classes populares urbanas em processo de formação.

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