SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número18-19Relações interétnicas, religião e identidade: a proposta educativa de um grupo negro católicoSignificado e propriedades fonológicas da fala em pré-escolas: alguns resultados discrepantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

GOMES, Nilma Lino. Educ. Rev. [online]. 1993, n.18-19, pp.49-58. ISSN 0102-4698.

Neste trabalho, buscou-se investigar, através de uma pesquisa de tipo etnográfico, como o contexto escolar vivenciado por mulheres negras contribuiu para a reprodução do preconceito e da discriminação racial e de gênero e a interferência destes na prática pedagógica dessas mulheres. Considerou-se, também, que as relações estabelecidas em outros espaços sociais, como a família, o círculo de amizades e a militância política, exercem influência na constituição do “ser mulher negra” na sociedade brasileira.

Palavras-chave : Educação; Professor; Identidade; Mulher e Educação; Discriminação Racial; Escola Pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )