SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número18-19Professoras negras: identidade e memóriaA redação como tema de pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

CARDOSO-MARTINS, Cláudia  e  DUARTE, Geísa Andrade. Significado e propriedades fonológicas da fala em pré-escolas: alguns resultados discrepantes. Educ. Rev. [online]. 1993, n.18-19, pp.59-67. ISSN 0102-4698.

No presente estudo, a habilidade de crianças entre 3 e 6 anos em desconsiderar o significado e focalizar a atenção nas propriedades fonológicas da fala foi avaliada através de duas tarefas. Uma delas a tarefa de tamanho de palavras avaliava a habilidade da criança em comparar pares de palavras quanto ao tamanho, em pares em que o comprimento da palavra e o tamanho do referente eram incongruentes (e.g., trem-telefone). A outra tarefa de semelhança de palavras avaliava a habilidade da criança de identificar, entre duas palavras diferentes, aquela que parecia com uma palavra-padrão. Uma das palavras rimava com a palavra-padrão, enquanto a outra relacionava-se semanticamente a ela. O grupo mais velho de crianças, em fase de alfabetização, foi capaz de desconsiderar o significado em ambas as tarefas. As crianças jovens, por outro lado, foram, em geral, mais capazes de desconsiderar o significado e focalizar a atenção nas propriedades fonológicas da fala na tarefa de semelhança de palavras do que na tarefa de tamanho de palavras. Essa diferença no desempenho das crianças em idade pré-escolar é interpretada em termos de diferenças no tipo de operação fonológica que as duas tarefas pressupõem.

Palavras-chave : Children; Meaning; Word; Size Task; Word-similarity Task; Phonological Aspects; Phonological Operations.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )