SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número18-19Escola rural mineira: observações produzidas a partir de depoimentos de antigas professorasDircurso de inauguração da Escola Normal de Caiteté (21 de abril de 1926) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

CARVALHAIS JR., Adair. Saber, poder e ensino de história na 1º grau. Educ. Rev. [online]. 1993, n.18-19, pp.93-97. ISSN 0102-4698.

Este artigo expõe uma proposta metodológica para o ensino de História no primeiro grau, a partir da reflexão acerca das relações entre saber e poder no âmbito da escola. Esta proposta é fundamentada, ainda em concepções de tempo e espaço distintas, das concepções correntes, e no aproveitamento de tais concepções como eixo do trabalho a ser desenvolvido. Busca-se, também, indicar e discutir alguns elementos importantes no que se refere à implementação concreta da proposta referida no dia-dia do professor de primeiro grau.

Palabras clave : Ensino de História; Conhecimento e Poder; Tempo e Espaço; Implementação; Metodologia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )