SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número18-19Escola rural mineira: observações produzidas a partir de depoimentos de antigas professorasDircurso de inauguração da Escola Normal de Caiteté (21 de abril de 1926) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

CARVALHAIS JR., Adair. Saber, poder e ensino de história na 1º grau. Educ. Rev. [online]. 1993, n.18-19, pp.93-97. ISSN 0102-4698.

Este artigo expõe uma proposta metodológica para o ensino de História no primeiro grau, a partir da reflexão acerca das relações entre saber e poder no âmbito da escola. Esta proposta é fundamentada, ainda em concepções de tempo e espaço distintas, das concepções correntes, e no aproveitamento de tais concepções como eixo do trabalho a ser desenvolvido. Busca-se, também, indicar e discutir alguns elementos importantes no que se refere à implementação concreta da proposta referida no dia-dia do professor de primeiro grau.

Palavras-chave : Ensino de História; Conhecimento e Poder; Tempo e Espaço; Implementação; Metodologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )