SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20-25A análise do poder em instituições educacionais: a presença de Max Weber na sociologia da educação de Pierre Bourdieu índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

SOUZA, João Valdir Alves de. Uma leitura da educação à luz das teorias sociológicas de Émile Durkhein, Max Weber e Talcott Parsons: um ensaio de interpretação. Educ. Rev. [online]. 1997, n.20-25, pp.06-25. ISSN 0102-4698.

Este artigo, escrito de forma bem didática, tem o propósito de esclarecer os principais pressupostos teórico-metodológicos de três autores clássicos do pensamento sociológico e a maneira pela qual esses autores incorporaram, em suas diferentes abordagens, a questão educacional. Visto que o termo educação tem sido tratado como sinônimo de escola, chamo a atenção para a especificidade da tarefa “instrutiva” da escola face à amplitude da tarefa “educativa”, que ultrapassa as fronteiras dos muros escolares.

Palabras clave : Sociologia; Teoria Sociológica; Sociologia da Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )