SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20-25A análise do poder em instituições educacionais: a presença de Max Weber na sociologia da educação de Pierre Bourdieu índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SOUZA, João Valdir Alves de. Uma leitura da educação à luz das teorias sociológicas de Émile Durkhein, Max Weber e Talcott Parsons: um ensaio de interpretação. Educ. Rev. [online]. 1997, n.20-25, pp.06-25. ISSN 0102-4698.

Este artigo, escrito de forma bem didática, tem o propósito de esclarecer os principais pressupostos teórico-metodológicos de três autores clássicos do pensamento sociológico e a maneira pela qual esses autores incorporaram, em suas diferentes abordagens, a questão educacional. Visto que o termo educação tem sido tratado como sinônimo de escola, chamo a atenção para a especificidade da tarefa “instrutiva” da escola face à amplitude da tarefa “educativa”, que ultrapassa as fronteiras dos muros escolares.

Palavras-chave : Sociologia; Teoria Sociológica; Sociologia da Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )