SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20-25A análise do poder em instituições educacionais: a presença de Max Weber na sociologia da educação de Pierre BourdieuO sentido terminológico da indústria cultural em T. W. Adorno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

LIMA, Maria de Lourdes Rocha de. O surgimento da disciplina metodologia didática do ensino superior como projeto de formação docente. Educ. Rev. [online]. 1997, n.20-25, pp.43-53. ISSN 0102-4698.

Neste artigo, confronto estudos e lanço minha hipótese a respeito do surgimento da disciplina Metodologia Didática do Ensino Superior. Como metodologia de investigação utilizei-me da análise da legislação, de depoimentos e de entrevistas com catedráticos e com professores que conviveram com esses catedráticos e que são, ainda hoje docentes da Universidade. O resultado deste trabalho mostra que a exigência do uso de elementos da Didática na prática do professor universitário antecede à legislação da reforma universitária de 1968 e que a Metodologia Didática do Ensino Superior emergiu como conteúdo e método no bojo da cátedra, embora não tivesse existência própria formal e estrutura como disciplina dos Cursos de Pós-Graduação.

Palavras-chave : Formação de Professores de Ensino Superior; Metodologia Didática do Ensino Superior; Ensino Superior; Cátedra; Disciplina de Curso de Pós-Graduação; Surgimento da Disciplina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )