SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20-25O surgimento da disciplina metodologia didática do ensino superior como projeto de formação docenteConceituação do objeto de uma ciência social da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SIQUEIRA, Antonio Carlos. O sentido terminológico da indústria cultural em T. W. Adorno. Educ. Rev. [online]. 1997, n.20-25, pp.54-60. ISSN 0102-4698.

O pressente artigo visa refletir sobre a decadência da cultura geral, ou seja, sobre o sentido da indústria cultural enquanto uma forma produtora de em semi-esclarecimento que paralisa e destrói até o último fragmento de pensamento crítico e reflexivo das suas vítimas. A partir da relação cultura, arte e  educação no seu aspecto de formação (bildung e hallbidung), investigaremos o histórico do termo Indústria Cultural, no pensamento de T. W Adorno, enquanto superestrutura ideológica e mecanismo de manipulação das consciências.

Palavras-chave : Indústria Cultural; Técnica; Esclarecimento; Semi-Esclarecimento; Cultura; Arte; Educação; Repetição; Progresso; Meios de Comunicação de Massa; Racionalidade; Consciência; Produção/Recepção; Alienação; Mercadoria; Semi-Cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )