SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20-25O sentido terminológico da indústria cultural em T. W. AdornoOrigem social e expectativas profissionais de licenciandos: uma discussão introdutória índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

LEITE, Maria Cecília Lorea  y  BECK, Nestor Luiz João. Conceituação do objeto de uma ciência social da educação. Educ. Rev. [online]. 1997, n.20-25, pp.61-73. ISSN 0102-4698.

O trabalho propõe-se a conceituar a educação como objeto de uma ciência social e, por conseguinte, numa primeira etapa, discute a educação como ação social dotada de sentido. A seguir, discute o próprio ensino como interação social. O estudo do conceito de educação nesses termos é baseado, principalmente, em Kratochwill (1987), Wigger (1987), Fenstermacher (1989), Shulman (1989) e Erickson (1989). A partir dessa tematização, registra-se a preocupação em encontrar uma metodologia adequada ao objeto assim definido

Palabras clave : Ciência da Educação; Ciências Sociais: Educação; Metodologia da Ciência da Educação; Pesquisa Educacional; Educação: Conceito.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )