SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20-25Origem social e expectativas profissionais de licenciandos: uma discussão introdutóriaAs eleições para diretores na rede municipal de ensino de Belo Horizonte no período de 1989 a 1994 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

PARAISO, Marlucy Alves. Compreendendo a seleção dos conteúdos num curso de formação docente. Educ. Rev. [online]. 1997, n.20-25, pp.86-98. ISSN 0102-4698.

O estudo analisa o processo de seleção dos conteúdos curriculares realizado no cotidiano de uma escola  de formação docente. Utilizando a teoria curricular crítica, analiso os dados coletados numa investigação etnográfica, evidenciando o papel que a proposta curricular e os livros didáticos possuem na seleção do conhecimento escolar e no modo como as/os professores/es vêem e lidam com esses materiais. Indico ainda, neste estudo, como as culturas das/os docentes e estudantes interferem pouco na referida seleção.

Palabras clave : Conhecimento Escolar; Seleção de Conteúdos; Currículo; Formação Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )