SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20-25Origem social e expectativas profissionais de licenciandos: uma discussão introdutóriaAs eleições para diretores na rede municipal de ensino de Belo Horizonte no período de 1989 a 1994 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

PARAISO, Marlucy Alves. Compreendendo a seleção dos conteúdos num curso de formação docente. Educ. Rev. [online]. 1997, n.20-25, pp.86-98. ISSN 0102-4698.

O estudo analisa o processo de seleção dos conteúdos curriculares realizado no cotidiano de uma escola  de formação docente. Utilizando a teoria curricular crítica, analiso os dados coletados numa investigação etnográfica, evidenciando o papel que a proposta curricular e os livros didáticos possuem na seleção do conhecimento escolar e no modo como as/os professores/es vêem e lidam com esses materiais. Indico ainda, neste estudo, como as culturas das/os docentes e estudantes interferem pouco na referida seleção.

Palavras-chave : Conhecimento Escolar; Seleção de Conteúdos; Currículo; Formação Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )