SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20-25As eleições para diretores na rede municipal de ensino de Belo Horizonte no período de 1989 a 1994Vinte e cinco anos do Programa de Pós-Graduação em Educação da FaE/UFMG índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SZTAJN, Paola. Resolução de problemas, formação de conceitos matemáticos e outras janelas que se abrem. Educ. Rev. [online]. 1997, n.20-25, pp.109-122. ISSN 0102-4698.

Neste artigo, discuto a resolução de problemas em educação matemática e suas implicações para o ensino-aprendizagem desta ciência. O ensaio começa com um breve apanhado histórico dos “problemas” no ensino da matemática. Baseando-se em diversos autores e suas pesquisas, defino problemas como sendo questões que alguém deseja resolver mas não possui um algoritmo imediato para encontrar a solução e defendo que estes problemas servem para, enriquecer e reorganizar os conceitos matemáticos que possuímos. Mais ainda, durante o processo de resolução de problemas os alunos cometem erros, experimentam emoções e necessitam avaliar sua própria cognição. Assim sendo, como conseqüência do uso de problemas em sala de aula, enfoco neste trabalho a questão da análise de erros, dos problemas afetivos e da metacognição em educação matemática.

Palavras-chave : Educação Matemática; Resolução de Problemas; Conceitos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )