SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Movimentos sociais e educação: as lutas populares por educação em Belo Horizonte nos anos 70 e 80A escola no movimento da cidade: os grupos escolares em Belo Horizonte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

VAGO, Tarcísio Mauro. Belo Horizonte, cenário de práticas corporais. Educ. Rev. [online]. 1997, n.26, pp.71-88. ISSN 0102-4698.

Este artigo busca dar uma contribuição ao entendimento de uma questão até hoje muito pouco discutida na história de Belo Horizonte e da maioria das cidades brasileiras: a relação tensa entre as práticas culturais lúdicas experienciadas nas ruas e espaços não escolares e as práticas produzidas no contexto escolar belorizontino, nas primeiras três décadas a partir da fundação da cidade (1987). Enfatizando a tensão existente nesta relação, e não um pólo ou outro, o autor quer chamar a atenção para a existência de continuidades e rupturas entre estes dois modos e momentos de fazer e vivenciar as práticas culturais, particularmente aquelas ligadas à corporeidade e ao lúdico.

Palavras-chave : Cultura Escolar; Práticas Corporais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )