SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número26Belo Horizonte, cenário de práticas corporaisProjetos urbanos e projetos escolares: aproximação na produção de representações de educação em fins do século XIX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. A escola no movimento da cidade: os grupos escolares em Belo Horizonte. Educ. Rev. [online]. 1997, n.26, pp.89-102. ISSN 0102-4698.

Este artigo propõe a apresentar parte do rico e interessante movimento de constituição do sistema pública primário de ensino em Belo Horizonte, lançando luzes sobre o período inicial de implantação do grupo escolares no município, a partir do final da primeira década do século XX. Trabalhando com uma documentação até então muito pouco utilizada, os relatórios dos inspetores escolares e das diretoras dos grupos, o autor demonstra parte do intrincado fazer-se da escola primária na cidade, bem como busca identificar e analisar os laços estabelecidos pela instituição escolar com uma cultura urbana que a envolvia e, ao mesmo tempo, era produzida no contexto escolar.

Palavras-chave : Cultura Escolar; Escola; Cultura Urbana.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )