SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27O desafio da aprendizagem dos alunos no Brasil: uma análise preliminar dos resultados da SAEB / 95A leitura incerta: a relação de professores (as) de Português com a leitura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

CURY, Carlos Roberto Jamil. O Ensino Médio no Brasil: histórico e perspectivas. Educ. Rev. [online]. 1998, n.27, pp.73-84. ISSN 0102-4698.

Este artigo pretende mostrar que o ensino médio no Brasil está sob novas realidades: de um lado, as novas determinações legais trazidas pelas Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei nº 9.394/96 e pelo decreto nº 2.208797, de outro, a economia internacional sob a nova divisão internacional do trabalho. Na medida em que herda condicionamentos advindos do passado, o estudo explicita as funções que, historicamente, foram atribuídas ao ensino médio no Brasil. Nesse sentido, o ensino médio participa dos embates que se dão nos eixos da modernização conservadora e da ampliação dos espaços de uma cidadania democrática.

Palavras-chave : Educação; Política Educacional; Ensino Médio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )