SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28A política de educação de adultos: a campanha de 1947O lugar social da licenciatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

LOPES, José de Sousa Miguel. Formação de professores primários e identidade nacional em Moçambique. Educ. Rev. [online]. 1998, n.28, pp.63-78. ISSN 0102-4698.

O texto tenta identificar criticamente a filosofia presente no discurso da Frelimo e do Estado Moçambicano em relação à edificação da identidade nacional, bem como as orientações dessas instâncias, para a área da formação de professores primários, na primeira década de independência (1975-1985). O autor pretende igualmente verificar como no campo da formação de professores primários se configuraram as orientações definidas pela Frelimo e pelo Estado Moçambicano, tanto a nível de políticas globais de educação, como ao nível de currículo. Nessa reconstrução, o autor, procura dialogar de modo crítico com o processo no qual esteve envolvido, tentando buscar novos caminhos para a educação no presente.

Palabras clave : Formação de Professores; Currículo; Língua; Identidade Nacional; Etnia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )