SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número28Formação de professores primários e identidade nacional em MoçambiqueO que professores de um Curso de Licenciatura pensam sobre ensino? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

SILVEIRA, Lizete Scalzilli da. O lugar social da licenciatura. Educ. Rev. [online]. 1998, n.28, pp.79-94. ISSN 0102-4698.

O artigo relata resultados de uma pesquisa sobre a opção de um grupo de estudantes pela Licenciatura em História. Organiza-se em sete seções: a 1ª focaliza a problematização em torno da escolha da Licenciatura que deu origem à pesquisa; a 2ª apresenta a amostra de licenciados estudada; a 3ª caracteriza a origem social, o nível de escolaridade e a natureza do patrimônio cultural das famílias desses licenciados; a 4ª identifica os projetos de escolarização elaborados e as estratégias escolares utilizadas por seus pais; a 5ª descreve as suas trajetórias escolares; a 6ª levanta o significado social da carreira docente para os licenciados, articulando a sua origem social, as suas perspectivas de atuação docente e o valor social atual do magistério; a 7ª e última seção discute o estudo das condições socioprofissionais da docência.

Palavras-chave : Licenciatura; Profissão de Docente; Trajetórias Escolares; Projetos de Escolarização de Famílias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )