SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Educação e JuventudeGramsci, a disciplina e a organização da cultura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

RIBEIRO, Marlene. A originalidade de Paulo Freire no pensamento educacional brasileiro. Educ. Rev. [online]. 1999, n.29, pp.15-30. ISSN 0102-4698.

O presente texto aborda as tendências do pensamento educacional brasileiro, ressaltando a originalidade e a atualidade da pedagogia de Paulo Freire. Situa o pensamento de Freire em uma perspectiva emancipatória de Educação Popular que transcende os limites das classes sociais e da sociedade do trabalho colocados pelo marxismo clássico enquanto fundamento das pedagogias críticas. Na análise das tendências da educação brasileira fundamenta-se o que pretende caracterizar como originalidade do pensamento pedagógico freireano.

Palabras clave : Educação Popular; Pedagogia Liberal; Pedagogia Crítica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )