SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Leer y escribir (siglos XIX-XX)A construção de uma infância escolarizada: a escola na literatura infantil (1900-1935) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

BOTO, Carlota. Escola e ciência; família e distração: a pedagogia portuguesa no ingresso do século XX. Educ. Rev. [online]. 1999, n.29, pp.83-96. ISSN 0102-4698.

O presente artigo procura enfocar alguns aspectos do debate pedagógico português, expresso em revistas destinadas a educadores na fronteira entre o século XIX e o século XX. Buscava-se, na altura, firmar a modernidade portuguesa, pela irradiação e pela transformação da vida escolar. Ser moderno em educação era conferir à escola critérios de cientificidade, passíveis de serem traduzidos com uma dupla face: por um lado, atentar para a formação de hábitos e de condutas socialmente desejáveis para compor a sociedade do futuro.

Palabras clave : Escola; História; Educação; Ciência; Portugal; Pedagogia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )