SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29Escola e ciência; família e distração: a pedagogia portuguesa no ingresso do século XXTransdisciplinaridade: descondicionando o olhar sobre o conhecimento: a criação do Instituto de Estudos Avançados da UFMG, as pesquisas transdisciplinares e os novos paradigmas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

GOUVEA, Maria Cristina Soares. A construção de uma infância escolarizada: a escola na literatura infantil (1900-1935). Educ. Rev. [online]. 1999, n.29, pp.97-108. ISSN 0102-4698.

A pesquisa analisa as representações sobre a escola, presentes na produção literária destinada à criança, entre 1900 e 1935, no Brasil. Investiga-se como os textos construíam progressivamente a imagem de uma criança inserida, escola esta centrada na infância e compreendida como espaço lúdico, em que a aprendizagem era entendida como exercício do prazer, estendida a todas as crianças. Verifica-se que os textos construíam a imagem de uma escola modelar, identificada com o ideário modernizador cientificista, cuja tradução pedagógica afirmava-se nas propostas escola novistas.

Palavras-chave : História; Escola; Infância; Literatura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )