SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30A Formação de professores leitores literários: uma ligação entre infância e idade adulta?A presença John Dewey na Constituição do ideário educacional renovador índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

ALVES, Nilda. Compassos e descompassos do fazer pedagógico. Educ. Rev. [online]. 1999, n.30, pp.65-76. ISSN 0102-4698.

Através da metáfora da música, a autora apresenta aspectos importantes da história quotidianamente construída na escola. Baseando-se na pedagogia do conflito, são identificados três movimentos que compõe "música da escola" : a) a pedagogização do conhecimento, b) a grupalização e c) a criação de um forma de pensar o pensamento. É apresentada uma análise de tres documentos de diferentes épocas, que se referem à realidade brasileira: o Manifesto da Educação Nova (1932), a Carta Brasileira de Educação Democrática (1946) e mais uma vez convocados - Manifesto do Povo e do Governo (1959).

Palabras clave : Prática Pedagógica; Pedagogia do Conflito; Escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )