SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Compassos e descompassos do fazer pedagógicoFestas no império: Pedagogia cívica em Minas Gerais nos primeiros anos do império índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação em Revista

versión impresa ISSN 0102-4698

Resumen

CUNHA, Marcus Vinícius da. A presença John Dewey na Constituição do ideário educacional renovador. Educ. Rev. [online]. 1999, n.30, pp.77-92. ISSN 0102-4698.

O principal objetivo deste artigo é analisar as idéias educacionais de John Dewey e sua influência no movimento escolanovista brasileiro dos anos trinta. Estes temas são introduzidos por considerações a respeito do significado da Ciência e da Filosofia na definição das bases epistemológica da Pedagogia.

Palabras clave : John Dewey; Filosofia da Educação; Escola Nova; Educação Brasileira (História).

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )