SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30A presença John Dewey na Constituição do ideário educacional renovadorUma Proposta para 300 horas de prática de ensino: repensando a licenciatura para além do modelo da racionalidade técnica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

CHAMON, Carla Simone. Festas no império: Pedagogia cívica em Minas Gerais nos primeiros anos do império. Educ. Rev. [online]. 1999, n.30, pp.93-106. ISSN 0102-4698.

Esse artigo trata das festas cívicas celebradas em Minas Gerais no início do período imperial. Nosso objetivo é compreender quais valores e sentidos sociais a festa procurava criar difundir entre os moradores dos arraiais mineiros, quais estratégias políticas elas comportavam nesse momento de novidade que foram os primeiros anos após a proclamação da independência. Nossa proposta também é a de compreender que tipo de vivência política os habitantes de Minas Gerais experimentavam nas festas cívicas e como, a partir dos valores e ideais políticos que elas acionavam, se criava uma identidade social.

Palavras-chave : Festas; Rituais Políticos; Pedagogia Cívica; Patriotismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )