SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31De um só couro: a natureza nas notas de viagem de Guimarães Rosa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

BEISIEGEL, Celso de Rui. Questões de atualidade na educação popular: Ensino fundamental de jovens e adultos analfabetos ou pouco escolarizados. Educ. Rev. [online]. 2000, n.31, pp.07-20. ISSN 0102-4698.

O artigo apresenta questões consideradas centrais na reflexão sobre as políticas públicas voltadas para a educação de jovens e adultos analfabetos ou pouco escolarizados. Inicialmente, observa que, não obstante os consideráveis avanços documentados nos indicadores de alfabetização, os baixos índices de permanência e progressão no sistema de ensino público estariam continuamente reproduzindo um numeroso contingente de jovens e adultos funcionalmente analfabetos. Examina, em seguida, a situação do ensino de jovens e adultos no contexto da legislação escolar referente ao tema que,no conjunto, parecem definir uma orientação centralizadora, nas decisões sobre diretrizes curriculares, conteúdos dos estudos e avaliação de qualidade, e descentralizadora, na execução dos trabalhos, que estariam sendo remetidos para os Estados e Municípios. Observa, finalmente, que a educação de jovens e adultos analfabetos e pouco escolarizados vem dependendo, no Brasil, ao longo da história, da atuação do Governo da União.

Palavras-chave : Educação de Jovens e Adultos; Políticas Públicas para Educação; Alfabetização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )