SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31Educação: paixão e compromissoO discurso pedagógico da televisão: uma discussão sobre Dialogia/ Monotonia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação em Revista

versão impressa ISSN 0102-4698

Resumo

FELGUEIRAS, Margarida Louro. O Museu da Escola Primária no Porto: orientações histórico culturais. Educ. Rev. [online]. 2000, n.31, pp.61-76. ISSN 0102-4698.

Pensar a criação de um museu da escola é, em primeiro lugar, um exercício que exige rever a origem e função dos museus. Neste artigo partimos de uma retrospectiva sobre a origem moderna dos museus, do século XVI ao século XX, e das suas concretizações em Portugal. Pretendemos assinalar as diferenças e perspectivar as tarefas do museu, que intentamos criar, na cidade do Porto. Apresenta-se, de modo fundamentado, as linhas de força que orientam o projeto do futuro Museu da Escola Primária: museu vivo, fundado num trabalho interdisciplinar e integrador, inserido na comunidade e aberto ao mundo.

Palavras-chave : Museu-Vivo; História da Escola Primária; Cultura Material; Cotidiano; Patrimônio; Trabalho Interdisciplinar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )